Há tempos que o consumidor não é mais o mesmo. Aquele cliente fiel, que anotava na caderneta e comprava um pouquinho cada dia, praticamente não existe mais.

Antigamente as pessoas se acostumavam com um mercado pela proximidade, pela confiança e amizade, sem se importar muito com o atendimento. Outros tempos. Atualmente, se você não buscar constantemente melhorar o atendimento no seu mercado, perde clientes.

Mas como melhorar o atendimento no mercado?

Existem práticas simples que são muito bem-vindas e até mesmo necessárias para um melhor atendimento, vamos ver 7 dicas infalíveis para melhorar o atendimento no seu mercado:

1. Treine seus atendentes

Caso você tenha empregados no mercado, invista no treinamento. É importante que eles conheçam o negócio para melhor atender a clientela. Faça com que eles entendam a importância da cortesia, do tratamento educado, de evitar palavras negativas e duras e de ser autoritário.

2. Dê autonomia aos operadores

Ninguém quer ficar esperando muito tempo em fila de caixa. É terrível quando surge uma dúvida que o operador não pode resolver e precisa chamar um superior. Tudo isso aborrece o cliente. Treine seus operadores de caixa e garanta a eles a autonomia necessária para o esclarecimento de dúvidas e tomada de decisões.

3. Garanta a qualidade do ambiente

Invista na qualidade do ambiente do seu comércio. Tenha um local limpo, arejado, com temperatura e luz agradáveis. Aposte na disposição fácil e visualmente agradável dos produtos. O cuidado com a aparência dos funcionários também é importante. Eles devem estar sempre limpos, asseados e com vestimenta apropriada.

4. Fuja da rotina

Todo cliente gosta de um tratamento diferenciado, afinal, todos têm necessidades diferentes. É importante evitar a rotina no tratamento com o cliente e investir na personalização, fazendo com que ele se sinta especial.

5. Pratique a simpatia e a cordialidade

Seja simpático e cordial desde o primeiro contato. Trate o cliente com educação, use tom de voz baixo, trate como “senhor/senhora” e procure tratar pelo nome. Ouça atentamente o que ele tem a dizer.

6. Tenha atenção às reclamações

Muitas vezes é difícil ouvir uma crítica ou reclamação, mas ouvir o cliente é fundamental. Não leve para o lado pessoal, ouça e busque a melhor maneira de atender o que está sendo solicitado. Caso não possa atender no momento, diga que irá buscar a melhor solução e dê um retorno para o cliente assim que possível.

7. Faça ofertas

Atualmente, apenas ter todas essas atitudes corretas no atendimento muitas vezes não é suficiente. O cliente quer ofertas e isso não significa que tenha que jogar seus preços lá pra baixo, mas sim buscar valor agregado. O que é isso? É mostrar um serviço diferenciado e preço justo, oferecer descontos em compras maiores, dar um brinde de vez em quando, criar combos… Essas são algumas atitudes que podem fidelizar seus clientes.

A lista é extensa, várias são as técnicas e dicas para um bom atendimento,. Mas ninguém melhor que o dono do negócio para avaliar o que pode ser melhorado e buscar soluções, seja em treinamento de funcionários, melhoria do ambiente ou dos produtos e ofertas.

É importante encantar o cliente todos os dias, para que o “volte sempre” se torne uma prática e não apenas uma frase cordial.

E você? Tem buscado sempre a qualidade e melhoria contínua no atendimento de seu mercado? Ajude a aumentar a lista de dicas, nos contando como você encanta seus clientes.