Marketing é um conjunto de ações e estratégias que tem o objetivo de otimizar a atuação de uma empresa no mercado, criando novas oportunidades para os clientes e atendendo as necessidades da marca.

Para uma Software House este é um desafio bastante específico, pois trata-se de uma área muito técnica, num mercado cada vez mais interessado em soluções simples e rápidas, e de forte concorrência, com novas tecnologias sendo lançadas a cada dia.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver as estratégias da sua software house com mais eficiência. Confira:

Defina sua estratégia de mercado

O primeiro passo é identificar a direção que a sua estratégia vai seguir. Qual o ponto forte do seu negócio? Foco, preço baixo ou qualidade? É com base nesta definição que todo o marketing da sua empresa será realizado. Seja preciso em sua avaliação.

Determine seu público-alvo

Quem vai comprar seu produto? Existem diversos critérios que você pode usar pra classificar sua clientela: porte, segmento e setor ou indústria, por exemplo. Você deve focar sua escolha num setor onde sua empresa possa fazer a diferença. Se possível, um segmento ainda pouco atendido, com baixa concorrência e boa possibilidade de crescimento.

Tenha um diferencial

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Fale a língua do cliente

Ao definir “quem”, você pode estruturar o “como”, a maneira com a qual sua software house vai se comunicar com o mercado. A princípio pode parecer um passo simples, mas é comum ver empresas tropeçando porque tratam todos os clientes como experts em TI. Lembre-se: nem sempre a pessoa responsável por definir a compra dos softwares é um especialista da área. A melhor dica é: simplifique. Foque nos benefícios e seja claro nas explicações. Como você descreveria seu software para uma criança ou para uma pessoa mais velha?

Posicione sua empresa

O posicionamento é como mercado vai perceber seu trabalho, a imagem que o cliente tem da sua empresa. Ele deve ser construído dia a dia através da sua atuação, sempre tendo como norte sua estratégia de mercado. O seu posicionamento também deve ser pensado em relação a seus concorrentes. Dessa forma, você consegue destacar seus diferenciais e transformá-los em vantagem competitiva.

Mostre sua cara

O mercado precisa saber que você existe. Invista em publicidade e dê seu recado. Mas atenção: deixe a sua comunicação nas mãos de profissionais. Sua comunicação precisa ser certeira para trazer resultados. Uma mensagem mal direcionada é dinheiro jogado fora.