Atualmente o movimento noturno está se tornando também uma rotina dos brasileiros, com isso mais pessoas trabalhando no período da noite, fazendo compras, passeando e se divertindo em festas e bares. Considerando este grande crescimento na vida noturna, você acredita que ter um posto de combustível aberto 24 horas traria o sucesso esperado?

Veremos! Continue nos acompanhando …

Essa realidade gera, de fato, uma demanda por serviços e produtos diversos que antes não era tão intensa. Como fornecedor, nesse contexto, o posto de combustível também percebe esse mercado e como pode se situar bem.

Para isso, é necessário ter uma boa avaliação das diversas variáveis envolvidas para uma decisão correta sobre ingressar ou não no sistema de funcionamento contínuo, operando durante toda a noite. Neste post, vamos apresentar as vantagens e desvantagens e desta forma você poderá avaliar melhor se é um bom negócio.

Vamos lá!

Vantagens de ter um posto aberto 24 horas

 

Existe uma série de benefícios que podem ser obtidos com a decisão de manter o funcionamento do posto ao longo da noite. Nesse sentido, vale a pena avaliar cada vantagem. Confira!

 

Aumento nas vendas

O primeiro benefício que logo se observa é o aumento nas vendas. Com mais tempo aberto, torna-se maior o número de atendimentos realizados, mais abastecimentos e produtos e serviços comercializados. Há, de fato, uma demanda crescente com o aumento da vida noturna, principalmente nas grandes cidades.

A intensidade dessa resposta positiva poderá ser resultado da localização do estabelecimento, assim como do tempo em que levar para ficar conhecido como ofertante dos serviços 24 horas.

Nesse caso, é comum ocorrer a afluência de pessoas de regiões distantes do posto e que não dispõem do serviço em sua área mais comum de atuação. Dessa forma, passam a tomá-lo como referência para o atendimento às suas necessidades.

Ampliação e fidelização de clientes

Ao funcionar com um horário estendido, você alcançará, além de um número maior, também uma carteira mais diversificada de clientes. Isso pode apontar para algumas demandas por produtos e serviços que talvez o posto não oferecesse anteriormente.

Dessa forma, pode ser estratégico considerar a capacitação de frentistas para um público diverso da rotina do dia. Do mesmo, pode ser interessante construir parcerias com estabelecimentos de outros segmentos, desenvolvendo um pequeno polo de atividade comercial noturna no qual o posto estará inserido.

 

Aumento de oportunidades para uma loja de conveniências

A loja de conveniências instalada no posto pode ser uma das mais beneficiadas com a iniciativa de manter o posto de combustível aberto 24 horas. E, com certeza, terá a oportunidade de diversificar sua carta de produtos oferecidos, assim como de seus clientes.

Nesse sentido, valeria a pena uma pesquisa de mercado local, a fim de identificar as demandas mais comuns na região por produtos e serviços à noite. Uma loja de conveniências aberta à noite é um instrumento de incremento nas vendas do posto propriamente dito, isto é, na comercialização de produtos para os veículos.

 

Estímulo a uma gestão mais apurada

Em razão das questões trabalhistas envolvidas, do aumento no giro do estoque do posto, assim como da elevação das despesas gerais, manter o posto de combustível aberto 24 horas incita a uma melhor gestão do negócio. É uma vantagem, pois faz com que a administração do estabelecimento se aprimore para a obtenção de bons resultados.

Desvantagens de ter um posto aberto 24 horas

 

Assim como oferece benefícios, manter o posto de combustível aberto 24 horas traz também algumas desvantagens a partir de sua implantação. Do mesmo modo, requer uma boa avaliação de cada uma das desvantagens para uma posterior análise comparativa da relação custo/benefício. Confira!

 

Aumento dos custos

Sem sombra de dúvidas, o aumento dos custos com a inclusão do trabalho noturno ininterrupto é a principal desvantagem. Assim, observa-se uma elevação imediata nos seguintes componentes diretos e indiretos do custo de funcionamento do posto:

  • Conta de água;
  • Conta de energia elétrica;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Salários e respectivos adicionais;
  • Componentes de segurança noturna;
  • Operações de descarga de combustíveis.
  • Equipamentos de proteção individual (EPI).

 

Incremento na rotina de descarga de combustíveis

Com uma venda mais intensa de combustíveis, a recarga dos tanques exigirá uma periodicidade maior. Assim, as manobras com caminhão-tanque para a realização de operações de descarga no posto ocorrerão com mais frequência.

Nesses momentos, as vendas se reduzem: parte do posto (ou todo ele, no caso de estabelecimentos pequenos) paralisa o atendimento. Além disso, como se trata de uma operação de risco, o posto estará nessa condição em um número maior de vezes, exigindo mais cuidados com a segurança preventiva.

 

Aumento na demanda por segurança

A atividade noturna, em termos de segurança pessoal e patrimonial, é bem mais exigente. Desse modo, deve ser considerada a necessidade de instalação de um sistema de segurança monitorado permanentemente, assim como de um vigilante presencial ao longo da noite.

O sistema de monitoramento 24 horas é bastante eficiente para esse fim, uma vez que permite acionamento policial imediato. Além disso, como as imagens e vídeos podem ser gravados e armazenados, constituem um auxiliar insubstituível nas investigações, caso haja alguma ocorrência.

 

Conclusão

 

Ao avaliar as vantagens e desvantagens do funcionamento 24 horas, fica claro que não existe uma resposta absoluta para a questão inicial: se, de fato, é um bom negócio. A resposta dependerá muito da situação local do posto.

Para a análise de todos os aspectos apontados, você deverá elaborar um estudo de viabilidade para fazer um levantamento de todos os custos envolvidos e do potencial de incremento no faturamento que poderá resultar. Assim, você estará realizando uma avaliação da viabilidade econômica da iniciativa.

Do mesmo modo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para verificar a existência de uma possível demanda existente na região. Com isso, você fica em condições de dar andamento à iniciativa ou de abortá-la, até que haja demanda na área em questão.

Logo, a melhor forma de se obter as respostas necessárias para uma decisão sobre manter ou não o posto de combustível aberto 24 horas é a assistência de uma consultoria especializada. Assim, você contará com uma avaliação econômica do empreendimento, envolvendo todas as possibilidades da localidade do posto.

 

Este post lhe ajudou a avaliar se um posto de combustível aberto 24 horas é um bom negócio? Continue nos acompanhando, cadastre-se abaixo e receba dicas incríveis para a gestão do seu posto de combustível e loja de conveniência.