A Black Friday é sinônimo de oportunidades para lojistas e descontos para os consumidores. O evento acontece na última sexta-feira de novembro, que, neste ano, cai no dia 23. São liquidações imperdíveis, sobretudo no comércio eletrônico e que podem durar mais de uma semana, tudo com o objetivo de alavancar as vendas e aquecer o mercado.

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Confira algumas dicas que vão ajudar você vender mais durante e Black Friday de 2017:

Fique de olho na margem de lucro

Ofereça descontos atrativos, mas não reduza os preços de forma aleatória, a ponto de ficar no prejuízo. Você ainda é uma loja e precisa gerar lucro.

Então, em vez de ter uma margem de lucro de 20% sobre cada produto vendido durante a Black Friday, diminua essa margem para 5%, por exemplo. Com isso você deve atrair mais clientes e não sai perdendo.

Negocie preços com fornecedores

Outro caminho para oferecer descontos agressivos sem mexer tanto no balanço da sua empresa é negociar preços com seus fornecedores e parceiros com certa antecedência. Em outras palavras, procure comprar mais barato para vender a preços reduzidos.

Durante a negociação, aponte os benefícios que seus parceiros também terão no futuro com os produtos em descontos. É hora de colocar todo o seu dom de vendedor em prática!

Quais produtos oferecer

Mesmo negociando com fornecedores e diminuindo sua margem de lucro, talvez não seja possível colocar todo o seu mix de produtos em promoção. Não há problemas. Nesse caso, você deve selecionar produtos mais atrativos, os que têm mais saída na sua loja.

Lembre-se, verifique o histórico de vendas dos últimos anos nesse período. Sabendo que muitos consumidores aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de fim de ano, também vale a pena consultar os produtos mais vendidos no Natal.

Uma boa ideia para a época da Black Friday é aproveitar para liquidar os produtos que estão encalhados no estoque. Estude quais os itens têm pouca saída e para se livrar deles faça kits com produtos relacionados. Com isso pronto, aplique descontos interessantes para chamar atenção dos clientes.

Ao colocar descontos em produtos estratégicos, você tem mais chance de se dar bem na Black Friday e ainda renovar seu estoque. Fica a dica!

Convide os consumidores 

Não adianta nada ter todo esse trabalhão para oferecer descontos se ninguém do outro lado do balcão está sabendo da promoção.

Invista em divulgação, os seus clientes precisam saber que a sua loja está participando da Black Friday 2018.

Envie e-mail para a sua base de contatos e atualize as suas redes sociais. Use as mídias sociais para aguçar a curiosidade dos seus consumidores e criar boas expectativas. Dê dicas do que eles podem esperar para a última sexta-feira do mês. Para atrair mais clientes, invista em outros canais de divulgação, como Google AdWords e Facebook Ads. Segmentar os anúncios, de acordo com o perfil de seu público-alvo, garante visitas mais assertivas de clientes que propensos a comprar os seus produtos.

Se você tem uma loja física, essas dicas também funcionam, pois as pessoas pesquisam bastante na internet antes de sair para fazer as compras.

Aproveite a sua vitrine e mostre que a sua loja tem produtos com descontos exclusivos na Black Friday 2018. Assim, você impacta, também, as pessoas em movimento nas ruas.

Não engane os consumidores

Nem tudo são flores na Black Friday. Quando chegou ao Brasil, em 2010, a data ficou com uma fama ruim. Para dar a impressão de descontos agressivos, muitas lojas virtuais aumentavam o preço dos produtos na véspera e, aí, voltavam ao preço normal durante a sexta-feira de descontos. Daí surgiu o apelido de Black Fraude.

Existem sites que disponibilizam o histórico de preços dos produtos no decorrer do ano. Assim, não tem mais como enganar os consumidores, que estão cada vez mais exigentes.

Mais: seja transparente com os visitantes. Se um produto acabou no estoque, avise-os imediatamente no site. Isso evita transtornos desnecessários. Também não vale mudar o preço durante a data, hein! O que você anunciou no email marketing e nas redes sociais deve permanecer, pelo menos, durante as 24 horas de promoção!

Ofereça mais do que descontos

Durante a Black Friday, todas as lojas participantes oferecem descontos. Isso é mais do mesmo. Vá além. Aqui, se você possui uma loja virtual, tente garantir a entrega de todas as mercadorias no prazo combinado.

Sabendo que os Correios trabalham bastante na data e podem atrasar as entregas, faça parceria com transportadoras. Para entregas em regiões próximas, por que não recorrer a motoboys ou até a veículo próprio?

Em lojas físicas, a diferença pode estar no atendimento. Treine seus colaboradores para proporcionar a melhor experiência possível aos clientes. Mais do que tirar as dúvidas deles, vale a pena evidenciar os benefícios de cada produto.

Tenha variedade na forma de pagamento

Por último, e não menos importante, estão as formas de pagamento oferecidas. Sua loja física só aceita dinheiro? Ih, deve estar perdendo bastante vendas, hein? A situação não é muito diferente para quem anuncia e vende produtos pelas redes sociais e só aceita depósito bancário.

Atualmente, os consumidores querem variedade para escolher a opção de pagamento mais viável no momento. Para oferecer aos clientes inúmeras opções e facilidade na hora do pagamento, conte com as soluções do PagSeguro.

Ao integrar a plataforma do PagSeguro em sua loja virtual, você aceita mais de 25 meios de pagamento, desde as principais bandeiras de cartão de crédito, débito online e boleto bancário.

Por sua vez, quem trabalha no comércio físico também pode se dar bem com as maquininhas do PagSeguro. Com as Moderninhas você aceita pagamentos com cartões de débito, crédito e refeição. Aqui, a grande vantagem é que elas não cobram taxa de adesão nem aluguel, ou seja, você é dono do aparelho.

Em todas formas de venda com o PagSeguro, seja online ou pelas maquininhas, você pode parcelar o valor da venda em até 12 vezes no cartão de crédito para seu cliente e receber o valor integral de uma única vez!

Boas vendas!

Seguindo essas dicas, você tem tudo para arrasar na Black Friday 2018! Prepare-se e sucesso!