Já estamos no final do ano. Black Friday já passou, Natal vem aí… E você já colocou em prática seu projeto de empreendedorismo para 2019?

Listamos abaixo 7 dicas para você tirar os seus planos do papel e empreender em 2019… começando agora!

1. Leia Mais

Algo em comum entre os maiores empreendedores do mundo é o hábito de leitura. Bill Gates lê cerca de 50 livros por ano!
Crie o hábito de ler pelo menos meia hora por dia e aproveite para renovar sua biblioteca.

Abaixo alguns dos nossos livros preferidos para empreendedores:
– Paixão por Vencer – Jack Welch
– Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock
– Extreme Ownership: How U.S. Navy SEALs Lead and Win – Jocko Willink e Leif Babin

2. Faça mais networking

Vivemos em comunidade e ninguém realiza um sonho grande sozinho. Faça mais networking, vá a eventos de empreendedorismo ou da sua área, conheça as pessoas e priorize a troca.
Além de conseguir importantes aliados, investidores ou futuros contratados, com certeza você também vai aprender muito.

3. Tenha hábitos saudáveis

Empreender é um trabalho árduo e que exige disciplina. Fazer exercícios físicos diariamente, se alimentar bem e dormir bem são hábitos que vão te ajudar a manter o stress longe e ter mais energia para focar no seu negócio.

4. Tenha um plano baseado em um propósito

Produtos podem ficar obsoletos, boas ideias podem ser substituídas, empresas lucrativas podem passar a dar prejuízo… nesses momentos comuns no mundo dos negócios, ter um propósito vai fazer você seguir em frente.
Defina seu propósito e o tenha em mente em todos os passos da construção do seu plano de negócios e nas tomadas de decisão do dia-a-dia. O que inspira você? O que faz você sair da cama todos os dias pela manhã? Este propósito é o que vai garantir que você e toda a sua equipe seguirão juntos, sempre remando na mesma direção.

5. Aprenda cada vez mais

Empreendedores tem grandes desafios e os bem-sucedidos usam o conhecimento como arma para encará-los. Grandes nomes como Bill Gates (de novo!), Warren Buffet, Oprah Winfrey e Mark Zuckerberg seguem à risca o que chamam de “five-hour rule“. A regra das cinco horas consiste em reservar uma hora por dia (cinco por semana) para aprender. É como uma academia para a mente!

6. Busque investidores de maneira inteligente

Por mais que você já tenha capital para abrir seu negócio, procurar investidores é sempre uma boa ideia. Aportes aceleram o crescimento da sua empresa e indicam se ela está indo no caminho certo. Evite mandar e-mails para os possíveis seguidores pedindo um horário para um cafézinho, busque investidores da maneira correta
Se sua empresa é uma startup, uma boa ideia é entrar em um programa de aceleração.
Aqui vai a lista dos nossos preferidos:

7. Comece!

Amyr Klink, empresário, escritor e navegador brasileiro, certa vez disse: “Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir.” A última dica é esta: comece! Tire seus sonhos do papel ainda que as condições não sejam assim tão favoráveis. Lembra de quantas empresas de sucesso nasceram em uma garagem?
Pegue o que você já tem, adicione uma dose de coragem e comece a empreender!

Um dica extra de leitura:
Não há tempo a perder – Amyr Klink
“Um livro sobre escassez, o medo e a nossa misteriosa capacidade de realizar, começar e concluir, fazendo o máximo com o mínimo.”

Esperamos ter te inspirado a empreender em 2018.

Com essas dicas e muita dedicação: mãos à obra!