Pagamento sem contato? Como assim?

Se você está estranhado esta alternativa de pagamento, ou não sabe como realizar o procedimento, não saia daqui. Iremos te explicar exatamente no que consiste esta tecnologia, e como ela tem facilitado a vida de tanta gente.

Para introduzir o assunto, pense no modo com o qual, você está acostumado a fazer seus pagamentos, via cartão, seja ele de crédito, débito ou pré-pago, quando se dirige a determinada loja física, por exemplo.

Ou quando se locomove até um caixa eletrônico e efetua o pagamento, descontando o montante de sua conta.

Você insere o cartão, correto? Este é o pagamento com contato. Porém, com o avanço tecnológico, um tipo de pagamento que torna necessário todo este trabalho de precisar inserir o cartão na máquina está ficando ultrapassado.

Trata-se do pagamento sem contato o qual iremos abordar a seguir.

Sem contato = sem fio

Quando nos referirmos ao termo sem contato, no contexto de pagamento, falamos mais precisamente de um processo sem fio.

Conforme afirma a empresa de segurança digital líder no mercado mundial, a Gemalto: Um pagamento é sem contato quando você não insere o seu cartão de crédito ou débito no pagamento.

Simples assim!

Isso significa que não é preciso ter o cartão em mãos para realizar o pagamento? Na verdade, você precisa do cartão e irá utilizá-lo, porém, de outra forma.

Ao invés de inserir o cartão, posiciono em uma distância de cerca de cinco centímetros do terminal de pagamento. As informações de pagamento são então enviadas, de forma sem fio, sem contato direto com a máquina e assim, as transações são processadas.

Alternativa mais rápida e mais conveniente ao dinheiro

Com esta tecnologia, o usuário ganha em conveniências e segurança, ficando até mesmo livre de fraudes, cometida má intencionadas que buscam clonar informações.

O pagamento sem contato é uma solução eficaz, sobretudo para situações para quitação de compras e pagamentos de baixo valor. De um almoço em redes de fast food, passando por terminais de transporte e lojas de conveniência em geral, seu gerenciamento financeiro otimizado em um cartão pré-pago.

O sistema é essencial também par situações onde não há por exemplo, um atendente ou de pagamento remoto, por exemplo.

Muito popular em países como a China, onde segundo dados divulgados, o pagamento sem contato atinge quase que a totalidade da população (80%), o sistema é muito utilizado na Europa, em países como França e também no Reino Unido.

Recente no Brasil, o pagamento sem contato tem tudo para crescer por aqui, sobretudo pela facilidade e conforto que o sistema promove.