Quer conhecer as tendências de empreendedorismo para 2019?

Essa é uma excelente ideia para quem pretende criar uma empresa ou adaptar seu negócio a uma nova realidade.

A verdade é que o ano de 2018 confirmou e reforçou um período de disrupção tecnológica que exige um olhar atento de todos os empreendedores.

Ao mesmo tempo, essas tendências de mercado oferecem oportunidades valiosas para quem sabe enxergar e analisar o que deu certo neste ano e o que se mostra promissor no curto, médio e longo prazos.

Neste artigo, você vai tirar suas dúvidas sobre os seguintes tópicos:

  • Como captar as grandes oportunidades do mercado?
  • Quais são as principais tendências de empreendedorismo para 2019?
  • O que é a disrupção tecnológica (e por que é tão importante)?
  • O que a era de conexão total significa para o empreendedor?

Ficou interessado? Então, siga a leitura.

Como se Identificam as Tendências de Mercado e Empreendedorismo?

Para isso, é preciso olhar não apenas para o tipo de produto e serviço que está em alta demanda, mas também para as perspectivas futuras.

Identificar as principais tendências do mercado e do empreendedorismo é essencial para se diferenciar da concorrência já estabelecida e para criar diferenciais competitivos em novos negócios.

Para isso, é preciso olhar não apenas para o tipo de produto e serviço que está em alta demanda, mas também para as perspectivas futuras.

Vamos entender melhor?

Tendência significa “ação ou força pela qual o corpo tende a se mover para alguma parte”.

Isso quer dizer que o termo se refere a quanto uma determinada situação está propensa a acontecer, e não a uma transformação inevitável.

No mundo dos negócios, uma tendência de mercado é uma corrente seguida por um amplo número de pessoas ou empresas com objetivos semelhantes, geralmente associados à rentabilidade daquele tipo de produto ou serviço.

Essas “apostas” são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento do mercado, hábitos e costumes do consumidor e avanços tecnológicos.

E as empresas do setor, é claro, precisam se adaptar – ou enxergar, de longe, novos concorrentes abocanharem fatias importantes de sua clientela.

Então, como elas identificam essas tendências de empreendedorismo e mercado?.

Um método muito conhecido são as pesquisas.

Elas podem ser realizadas por meio de diferentes processos, como os questionários online, grupos focais e etnografia (análise de dados com foco em determinados grupos) .

Essas avaliações podem ser realizadas pela própria empresa, terceirizadas ou captadas por meio de estudos gratuitos e públicos.

Além disso, observar a atuação de grandes players, verificar o comportamento das empresas e avaliar ações concorrentes são medidas interessantes para descobrir informações de alta valia.

Depois de identificadas, as tendências atraem os olhares de diversos empreendedores que querem abrir novos negócios ou adaptar sua empresa com essas perspectivas.

Afinal, como Ray Kroc, antigo dono do McDonald’s e um dos responsáveis pelo crescimento do negócio, disse certa vez:

“Para ter sucesso, você precisa ser ousado, ser o primeiro e ser diferente”.

Top 10 Tendências de Empreendedorismo para 2019

Aproveite esta lista com as 10 maiores tendências de empreendedorismo para o ano que se aproxima.

O ano de 2018 ficou marcado pela alta em alguns tópicos do ambiente corporativo, como os serviços de cashback e o crowdfunding.

Como o mercado é flutuante, algumas tendências permanecem para o ano seguinte, outras se modificam e há aquelas que acabam desaparecendo ou sendo substituídas.

Em 2019, certamente novas ideias vão surgir e, se você quer saber quais são as principais delas, fique de olho nas linhas a seguir.

Abaixo, você encontra uma lista com as 10 maiores tendências de empreendedorismo para o ano que se aproxima.

1. Software as a Service – Software como Serviço

Reconhecidos pela sigla SaaS, essa é uma tendência que surgiu com muita força nos últimos anos e deve se estabelecer ainda mais como um forte nicho de mercado em 2019.

Resumidamente, trata-se da comercialização de softwares acoplado aos serviços oferecidos por uma empresa.

Isso inclui toda a estrutura necessária para a perfeita utilização do programa, como a segurança dos dados, servidores e atualizações.

Normalmente, esse sistema se baseia no formato de assinaturas e exige a conexão com a internet para implementação da aplicação e comunicação entre clientes e prestadores de serviços.

Um exemplo muito famoso é a própria fundadora da indústria, a Salesforce, que oferece, como principal produto, uma plataforma de CRM.

Fornecedora de grandes empresas ao redor do globo, alcançou grande sucesso ao implementar a cultura do customer success em seu processo de vendas.

Essa é, inclusive, a grande jogada nesse mercado para o ano seguinte: o foco no cliente.

E existem diversas outras possibilidades para investimentos no setor, como a automação de processos, aplicativos para dispositivos móveis e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

2. Mercado da Experiência Única ao Usuário – Economia de Experiência

Embora tenha sido criado há quase 20 anos, o conceito da Economia da Experiência atrai ainda mais interesse nos dias atuais.

Segundo os especialistas em mercado da Universidade de Harvard Joseph Pine e James Gilmore, em artigo na Harvard Business Review, a grande prioridade das empresas deve ser a promoção e venda de experiências únicas e memoráveis.

Um exemplo citado por muitos professores de especialização em negócios é o da Coca-Cola.

Quando uma pessoa compra o produto, há um valor intangível agregado.

O líquido contido dentro da lata é importante, assim como seu sabor.

Mas a associação a bons momentos, desenvolvida ao longo dos anos, também faz parte da compra do cliente.

Por muitos anos, a empresa investiu nessa percepção, incorporando ao consumo ideias como prazer, prática de esportes, reuniões familiares, entre outras.

No meio digital, esse paradigma sofreu algumas mudanças.

A área de Experiência do Usuário (UX) tem o objetivo de proporcionar uma boa experiência para o usuário quando ele entra em contato com algum canal ou material relacionado à marca.

Nessa preocupação, entram sites, blogs, aplicativos móveis, ferramentas e atendimento ao consumidor.

E, é claro, cuidados com navegabilidade, usabilidade, funcionalidade e acessibilidade são primordiais.

Nesse cenário, fazer com que o internauta sinta-se à vontade, navegue com objetividade e não encontre “bugs” pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

3. Aplicativos e Tecnologia Disruptiva

Disrupção poderia ser classificado como o ato de romper uma cadeia.

Quando falamos sobre a tecnologia disruptiva, tratamos de quebra de padrões.

No ambiente de constante melhoramento tecnológico como o atual, é muito comum que pensemos que a progressão linear é o único caminho a ser seguido.

Mas transformar e modificar completamente os modelos de negócio, em um movimento que não segue a melhoria gradual, parece ser a tendência do momento.

Esse conceito é muito popular em cenários de inovação, principalmente no Vale do Silício.

Não é à toa que diversas startups que quebram modelos tradicionais surgem no local.

Inclusive, você provavelmente já adequou à sua rotina diversas tecnologias disruptivas.

E aqui estamos falando de Netflix e Spotify.

Antigamente, o mercado do entretenimento seguia parâmetros completamente distintos, até que essas empresas chegaram para mudar o segmento.

O mesmo aconteceu com a Uber no setor de transporte, a Nubank no ramo financeiro e a Airbnb na hotelaria.

Nesse caso, a curva de evolução não é gradual, e o ineditismo fez a diferença.

Um futuro promissor certamente aguarda a quem estabelece novos modelos de tecnologia e negócios.

4. Trabalhar e Fazer Gestão de Equipes Remotamente – Home Office

Hoje muito se fala sobre os novos modelos de gestão de equipes em trabalho remoto.

O chamado home office é uma tendência porque apresenta diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Trabalhar de casa é o sonho de muitas pessoas, o que pode ser alcançado sem maiores problemas diante das condições tecnológicas atuais.

Para a corporação, as vantagens são muitas.

Entre elas, estão o corte de gastos e o aumento da produtividade.

Nesse sentido, a adaptação a esse novo modelo é muito importante.

Ferramentas que facilitam a comunicação à distância, por exemplo, precisam ser exploradas.

No mesmo nível de importância, encontram-se as plataformas que avaliam o trabalho não pelo tempo, mas pela produção e alcance de metas de performance.

Muito disso atribui-se ao fato de que os millennials, geração que participa ativamente da revolução digital, está chegando a cargos mais relevantes na hierarquia de trabalho.

Uma pesquisa realizada por uma série de corporações, como Trello, Opinion Box e Rock Content, mostra que mais de 34% das empresas pretendem investir no sistema remoto.

O mesmo estudo ainda revela que o home office melhora a produtividade, qualidade de vida e diminui os custos do profissional.

5. Mercado de Marketing Interativo

O marketing interativo não se foca apenas na aquisição de clientes.

Outra tendência em franca expansão é o mercado de marketing interativo.

Esse sistema funciona de maneira algorítmica.

Ou seja, recolhe dados para aperfeiçoamento da própria estratégia.

Explicando de forma mais clara, essa ação de marketing visa a interagir com as pessoas e, diante das respostas adquiridas, formular novas ações e interações, de maneira cíclica.

Nesse caso, podemos estabelecer uma conexão infalível entre as ações de marketing e o relacionamento com o cliente, que também é beneficiado pela adequação às suas preferências.

O marketing interativo não se foca apenas na aquisição de clientes, mas também no desenvolvimento da chamada lealdade da marca.

Ou seja, é mais valioso e barato que um mesmo cliente compre vários produtos (já que concedeu a permissão para recolhimento de dados) do que captar novos consumidores.

Baseando-se nas informações recolhidas, o negócio deve adaptar-se às novas expectativas dos consumidores e realizar modificações no produto ao serviço para melhor atender àqueles que já são clientes.

6. A Internet das Coisas – “Internet of Things – IoT”

O conceito de internet das coisas é bem fácil de compreender: basicamente, trata-se da inserção da web em todos os objetos que nos rodeiam no cotidiano.

O que não falta na atualidade são iniciativas voltadas para o aumento do alcance da internet no mundo.

Grandes players da tecnologia, como Elon Musk (Tesla e SpaceX) e Mark Zuckerberg (Facebook) investem parte de seus recursos na criação de satélites para conectar todos os habitantes do planeta.

E, a julgar pelo desempenho dos dois em seus campos de atuação, terão sucesso nessa empreitada.

Hoje a internet já está presente na vida de 54,4% das pessoas, um número impressionante se considerarmos que há dez anos só atingia 17,2% da população.

O termo que se popularizou em inglês, Internet of Things (ou somente IoT), estabelece uma nova realidade para as conexões entre objetos que se conectam e se comunicam.

Pense bem: há pouco tempo você consideraria impossível a computação na nuvem, por exemplo.

Atualmente, já é possível tirar uma foto no celular que irá diretamente para o seu computador e ainda ficará armazenada, para sempre, em um sistema seguro, confiável, online e gratuito.

E até transferir dinheiro entre duas contas com a simples aproximação de dispositivos móveis.

Mas, é claro, a internet das coisas vai muito além disso.

O mesmo celular que tira foto, transmite para a nuvem e ainda paga contas também pode desligar as luzes da casa, programar o ar-condicionado, controlar a televisão, fazer compras online quando a geladeira alertar para a falta de frios…

E muito, muito mais.

Dispositivos vestíveis como smartwatches e óculos, videogames, eletrodomésticos, móveis, veículos e até mesmo construções já são conectados por meio da internet.

7. Serviços de Automação

Processos automatizados geram economia de tempo e recursos, elevando a um novo patamar a produtividade das empresas.

Não há dúvida de que a automação de processos se tornou um dos principais objetos de estudo de grandes empresas de tecnologia ao redor do mundo.

Apesar da preocupação da substituição da mão de obra humana em todos os setores, os cientistas contemporâneos defendem a tese de adaptação dos empregos tradicionais para novas atividades do mercado.

Processos automatizados geram economia de tempo e recursos, elevando a um novo patamar a produtividade das empresas.

No marketing, por exemplo, já são muitas as ferramentas utilizadas.

Chatbots estabelecem comunicação com clientes, plataformas enviam listas de e-mail, aplicativos criam relatórios para análise de dados.

Mas, é claro, a automação pode ser utilizada em qualquer nicho de mercado.

Essa tendência deve se tornar ainda mais forte nos próximos anos, já que ainda há muito trabalho operacional que pode ser acelerado.

8. Mercado de Segurança Digital

Mais uma vertente em crescimento que deve se expandir em 2019 é o mercado de segurança digital.

O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), na União Europeia, traz um novo panorama para o setor.

Ele entrou em vigor em 2018, e há uma enorme preocupação de diversas empresas para adaptação ao novo sistema.

Mesmo aquelas que não se localizam no território europeu podem ser prejudicadas caso recolham dados dos usuários residentes no continente.

Com as novas regras, é necessário prestar contas às instituições responsáveis.

Isso não apenas cria novos cargos, funções e equipes, mas impulsiona todas as atividades relacionadas.

9. Eventos ao Vivo

Tendência desde 2017, os eventos ao vivo devem se firmar como uma das maiores fontes de tráfego e consumo de dados em 2019.

Depois de passar por um período de adaptação e aceitação dos usuários, firma-se de vez como um modelo de conteúdo que veio para ficar.

Não é à toa que as transmissões ao vivo ganharam muito espaço em plataformas sociais de grande impacto, como o Facebook e o Instagram.

Nesse cenário, crescem também outros eventos digitais de streaming, como as transmissões por meio do YouTube e Periscope, webinars e palestras.

Outro setor que também apresenta bons resultados com a utilização desse formato são os games, com aplicativos como Twitch, Hitbox e Azubu.

10. Realidade Virtual

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Ao analisar as possibilidades de negócios, é importante pensar em todos os setores da economia que podem se beneficiar da realidade virtual.

Não há como negar que a Realidade Virtual (IR) terá uma participação muito mais ativa no ano de 2019.

O desenvolvimento das tecnologias facilitou o acesso aos recursos de imersão.

São diversos sistemas operacionais em expansão que chegam ao lar de cada vez mais consumidores dia após dia.

É claro que, por se tratar de um sistema de interação contínua e cada vez mais semelhante à realidade, prevê-se que rapidamente se tornará um utensílio muito comum.

As televisões, óculos e outros aparelhos eletrônicos já se preparam para receber as inovações.

Trata-se de uma área, portanto, que fervilha com novas propostas e startups.

Ao analisar as possibilidades de negócios, é importante pensar em todos os setores da economia que podem se beneficiar da realidade virtual.

Atenção: o investimento aqui pode não ser de curto prazo, já que a adoção da tecnologia ainda engatinha.

Conclusão

Lembre-se de que a evolução tecnológica representa perdas apenas para quem não se encontra na vanguarda da inovação.

Neste artigo, você entrou em contato com as principais tendências que vão transformar o cenário do empreendedorismo no Brasil e no mundo.

Mais do que se fixar em uma ou outra ideia da lista, você deve abrir os olhos para uma visão mais ampla, que compreende uma realidade de conexão total, inteligência artificial e trabalho cada vez menos operacional e mais estratégico.

Por isso, se o seu negócio ainda se apoia em uma plataforma de sustentação baseada em esforços manuais, que podem ser acelerados pelo poder computacional, é hora de buscar alternativas.

Lembre-se de que a evolução tecnológica representa perdas apenas para quem não se encontra na vanguarda da inovação.

Se você estiver no pelotão da frente, vai passar voando pelas tendências de 2019 e decolar nos próximos anos.

E para isso, vale a pena conhecer o coaching.

Essa é uma metodologia de desenvolvimento pessoal que eleva o indivíduo a um novo patamar de autoconhecimento, liderança e inovação.

Com o coaching, você pode entender quais são suas maiores potencialidades e direcionar seu foco para o que realmente fará você crescer no longo prazo.