Veja como se planejar para conquistar o consumidor e aumentar o faturamento durante a folia.

Se o planejamento prévio é importante para vender mais em qualquer data comemorativa, esse desafio é um pouco maior no Carnaval. Além de não ser uma data comercial por excelência como o Natal ou Dia das Mães, ele acontece depois de um período em que os consumidores estão focados em seus compromissos financeiros, como IPVA, IPTU e material escolar.

Apesar do desafio, um bom planejamento poderá ajudá-lo a conquistar resultados bastante satisfatórios. Mesmo que o nicho do seu negócio não esteja diretamente relacionado ao Carnaval, é possível ter um primeiro contato com o consumidor e fortalecê-lo para ações futuras. Para isso, listamos alguns tópicos essenciais para que você consiga construir uma campanha sazonal eficiente e surpreender seus clientes:

  1. Conheça as preferências do consumidor

Procure fazer um levantamento do histórico de comportamento do seu consumidor para aumentar a eficiência de suas ações. Dessa forma, você terá mais facilidade em criar mensagens personalizadas de acordo com o interesse do cliente.

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  1. Realize promoções e ofereça frete grátis

Preços baixos permitem aumentar o giro de produtos em estoque e atrair novos clientes. É preciso avaliar, contudo, quais os itens que podem ser vendidos por preços menores sem afetar a rentabilidade. O ideal é apostar em produtos com margem alta e sazonais que precisam ser vendidos no verão como biquínis, protetores solares e óculos escuros, por exemplo.

Outra boa iniciativa para alavancar suas vendas é oferecer frete grátis. Os lojistas podem utilizá-lo no período do Carnaval para se destacar da concorrência, atrair consumidores para o e-commerce e aumentar a taxa de conversão da loja.

  1. Utilize decoração temática

Entre no clima! É importante dar uma atenção especial para o visual de sua loja, seja ela online ou off-line. Independentemente da data comemorativa, adaptar temporariamente sua identidade visual e apostar em ações temáticas despertará a curiosidade do cliente e aumentará suas chances de vendas. Contudo, a estratégia apenas dará certo se você relacionar seus produtos e/ou serviços com o feriado.

  1. Comunique-se com antecedência

Por ser um dos feriados mais populares entre os brasileiros, muitas marcas competem pela atenção do consumidor. Por isso, mapeie quais os produtos e serviços de seu portfólio têm uma procura maior nessa época do ano e faça toda a comunicação com 2 a 3 meses de antecedência. Pode parecer muito, mas muitos clientes costumam pesquisar quais produtos e serviços valem mais a pena investir uma vez que já vão gastar dinheiro com as viagens e fantasias, por exemplo.

Assim como no Carnaval, durante todo o ano várias datas exigem um planejamento antecipado para trazer benefícios ao seu negócio.