Em um mercado cada vez mais competitivo, é crucial que as empresas invistam na qualidade do atendimento ao consumidor. Para a aceitação de pagamentos com cartões de crédito ou débito, a contratação de um sistema TEF é uma das soluções mais indicadas.

Mas, afinal de contas, quem são as empresas que podem se beneficiar com o TEF? A proposta deste post é explicar, na prática, como essa tecnologia pode melhorar a eficiência de empresas dos mais diversos segmentos. Continue a leitura!

Supermercados e Mercadinhos

Supermercados e mercadinhos são a categoria escolhida para abrir a nossa lista de empresas que podem se beneficiar com o TEF. Em estabelecimentos dessa categoria, é bastante comum a formação de filas, especialmente durante os horários de pico.

Essa situação tende a se complicar ainda mais às vésperas de datas especiais, quando as pessoas costumam cozinhar para a família e amigos ou trocar presentes.

Ao utilizar um sistema TEF, a tendência é a de que as filas diminuam, já que não há mais a necessidade de digitação manual dos dados do cartão do cliente. As informações são capturadas e enviadas automaticamente para as operadoras.

Com isso, a tendência é que os atendimentos sejam realizados com mais rapidez e os clientes passem menos tempo parados. Além de se refletir no aumento da capacidade de atendimento, essa medida impacta diretamente sobre o nível de satisfação dos clientes.

Comércio Varejista em Geral

Entre as empresas que podem se beneficiar com o TEF, também podemos incluir os estabelecimentos comerciais, mesmo os de pequeno porte. Algumas das funcionalidades dessa tecnologia permitem que a empresa aperfeiçoe as suas estratégias de gestão financeira.

Um dos principais diferenciais, quando comparado ao POS, é que o TEF possui natureza multiadquirente, o que proporciona ao empresário a liberdade de passar cada bandeira em uma adquirente diferente.

Em consequência disso, é possível negociar taxas mais baixas com as operadoras – já que você ganha a possibilidade de comparar as tarifas e tem autonomia para optar por aquelas que oferecerem as melhores condições. Além disso, um sistema TEF também permite a aceitação de bandeiras com aceitação em âmbito regional.

Lojas de telefonia fixa e móvel

Cada vez mais sofisticados e com funcionalidades extras, os smarthphones são o sonho de consumo de muitos consumidores, o que gera um bom momento para empresas do segmento de telefonia.

Para lojas desse segmento – e de todos os outros também – a implantação de um sistema TEF ajuda a coibir a ação de pessoas mal-intencionadas. Um dos golpes mais aplicados no âmbito de pagamento com cartão de crédito é a alteração no valor do produto.

Quando se usa um POS, por exemplo, é só aproveitar um momento de distração do responsável pela cobrança para concretizar a adulteração. Na prática, o aparelho de telefone será adquirido por um preço bem abaixo do que ele realmente vale.

Ao contratar um sistema TEF, esse risco deixa de existir, já que todas as informações da transação, incluindo o valor da mercadoria, são capturados automaticamente. Da mesma maneira, fica impossível alterar a modalidade de venda: é comum que os criminosos creditem uma venda à vista como se fosse feita a prazo.

Outro golpe que pode ser evitado é o da troca intencional de máquinas, uma vez que as máquinas possuem configurações específicas para os caixas em que estão conectados. 

Bares, Lanchonetes e Restaurantes

Com a rotina cada vez mais atribulada, o hábito de fazer refeições fora de casa acabou se tornando cada vez popular. Além da falta de tempo crônica, a aceitação de cartões de crédito e débito também se transformou em um incentivo para o consumidor.

Com isso, a tendência é a de que os salões estejam sempre lotados, independente da culinária a que o estabelecimento se dedica. E boa parte das refeições vendidas a cada dia são pagas com o dinheiro de plástico.

Manter o controle sobre essas vendas é essencial para os gestores. Nesse contexto, bares, lanchonetes e restaurantes também estão entre as empresas que podem se beneficiar com o TEF.

Essa solução dispõe de mecanismos que facilitam o processo de conciliação de cartões, que nada mais é do que a conferência das informações de seu registro de vendas para um melhor controle.

Em outras palavras, você conseguirá saber quanto exatamente tem para receber por cada uma das vendas, bem como os prazos previstos para depósitos. Com a implantação de um sistema TEF, os donos de bares e restaurantes estão dispensados da obrigação de arquivar as papeletas, já que os comprovantes podem ser reimpressos a qualquer instante.

Para todos os estabelecimentos

Até aqui, nós listamos algumas características do sistema TEF que vão ao encontro de alguns segmentos específicos. Mas a verdade é que uma solução como o TEF PLUS traz diversas vantagens para negócios de qualquer segmento.

Na prática, o lojista ganha a oportunidade de oferecer serviços adicionais, como a recarga de telefone celular ou o pagamento de contas de consumo, como luz, água, telefone ou internet. Em outras palavras, o seu estabelecimento se transforma em um correspondente bancário. É o que acontece, por exemplo, nas casas lotéricas.

Além do mais, a somatória de todas as vantagens já explicadas até aqui, acaba influenciando positivamente na qualidade do atendimento prestado. Dessa maneira, a tendência é fidelizar a base de clientes e conquistar uma reputação positiva de modo a encantar os novos.

Antes de encerrar, vale a ressalva de que a aceitação de cartões de débito ou crédito, das mais variadas bandeiras, transformou-se em uma questão de sobrevivência para as empresas, já que boa parte dos consumidores prefere essa forma de pagamento em substituição ao dinheiro ou cheque.

Depois de descobrir quais são as empresas que podem se beneficiar com o TEF, você ficou interessado em conhecer melhor o funcionamento dessa solução? Entre em contato com a equipe da Multiplus Card e agende uma reunião com os nossos profissionais, que ficarão de prontidão para esclarecer todas as suas dúvidas. Até a próxima!