Quer construir uma carreira empreendedora? Selecionamos cinco melhores vídeos do TED que trazem exemplos inspiradores e questionamentos e lições valiosas para você se tornar um empreendedor bem-sucedido.

Nem sempre é fácil mudar um pensamento, não é mesmo? E imagina mudar uma realidade, então. Os empreendedores enfrentam uma série de desafios para conseguirem derrubar o status quo e inovar em seus ambientes. Claro que muitos desses desafios são externos, como a concorrência do mercado e a cultura rígida da empresa e/ou chefes (que, por definição, chefiam quando deviam estar liderando), mas uma das principais coisas que diferencia os empreendedores bem-sucedidos daqueles (muitos) que falham ao longo do caminho é, na verdade, algo relacionado e interno à própria pessoas: suas ideias e ações. Portanto, estamos dizendo que o principal determinante para alcançar o sucesso somos nós mesmos: não só o que pensamos, mas também nossa habilidade em trabalhar e criar negócios com o que pensamos.

Em geral, os empreendedores bem-sucedidos são pessoas vistas como diferentes da média, que compartilham algumas características que fazem deles seres especiais e preparados para o sucesso, como: uma mente criativa, uma automotivação enorme, uma rejeição ao que é confortável/estável, um senso de propriedade, a habilidade de inspirar ações e pessoas e, finalmente, uma determinação fora do comum. Mas se engana quem acredita que esses itens já “vem de fábrica”. Muitos deles podem ser trabalhados e desenvolvidos em nós mesmos, basta que a gente faça um processo de reflexão e questionamento interno e entenda o que nos impede de agir assim.

Nem sempre é fácil fazer esse processo de se voltar para dentro e ir lá fundo para entender quem somos e, mais importante, por que somos quem somos, não é. Mas há algumas coisas que podem nos ajudar.

Separamos alguns vídeos de palestras do TED, 5 no total, que vão lhe auxiliar a fazer esses questionamentos e, além disso, entender como assumir o controle da sua mente e corpo para o sucesso:

Os 5 melhores vídeos do TED para empreendedores:

  1. TEDxOrangeCoast — Daniel Amen — Change Your Brain, Change Your Life
melhores vídeos do TED

Lembre-se de que, para manter uma mente ativa e criativa, em primeiro lugar, ela deve estar saudável. Por isso, nada é mais básico para se alcançar o sucesso do que manter sua mente e corpo em ação. Neste vídeo, Daniel Amen, que é psiquiatra, especialista em disfunção cerebral e dez vezes eleito como autor best-seller no New York Times, traz revelações do seu estudo com 63.000 cérebros, em 90 países, ao longo de 20 anos, e quebra vários dos nossos paradigmas sobre uma vida saudável.

2. Why comfort will ruin your life | Bill Eckstrom | TEDxUniversityofNevada

melhores vídeos do TED

Bill Eckstrom é um empreendedor, escritor e palestrante que sempre foi apaixonado pelo papel de um coach na performance de indivíduos e times. Como consequência disso, ele fundou a EcShell Insitute, que estuda a prática do coaching em organizações ao redor do mundo. Sua fala na conferência TED, em Nevada, mostra os resultados da sua pesquisa com mais de 50.000 interações de coaching no ambiente de trabalho e ilustra o quão perigoso pode ser manter-se em um estado de conforto. Para ele, o desconforto é a única maneira de sustentar o crescimento e ainda traz impactos incríveis na sua vida e na dos outros.

3. Extreme Ownership | Jocko Willink | TEDxUniversityofNevada

melhores vídeos do TED

Jocko é um ex-oficial da marinha americana, os famosos Navy Seals, umas das equipes militares de maior desempenho no mundo. Nesse vídeo, ele ensina sobre fraternidade, honra, humildade e liderança e explica, através da sua experiência pessoal (ele lutou na Guerra do Iraque), que, quando um time toma propriedade dos seus problemas, eles são resolvidos.

4. Start with why — how great leaders inspire action | Simon Sinek | TEDxPugetSound

melhores vídeos do TED

Simon é americano/inglês, escritor de três livros, palestrante motivacional e consultor de marketing. Nesse famoso vídeo, ele explica como devemos sempre primeiro pensar e agir pelo “Por Quê” das coisas, depois pelo “Como” e, só aí, pelo “O Quê”. Isso põe nosso propósito e objetivos como prioridades nas decisões, sendo os principais guias para definir nossas estratégias (como) e nossas mensagens, produtos e serviços (o quê).

5. Grit: The power of passion and perseverance

melhores vídeos do TED

Por fim, é preciso ter muita determinação para se tornar um empreendedor de sucesso. Esse vídeo traz a história e lições pessoais da Angela Lee. Ela deixou um emprego de alto crescimento como consultora e aceitou um trabalho para ensinar matemática aos alunos do sétimo período em uma escola pública de Nova Iorque. Lá, rapidamente percebeu que o QI não era a única coisa que separava estudantes bem-sucedidos daqueles que sofriam para alcançar as notas. Ela explica sua teoria de “coragem” como um preditor do sucesso.

Reunindo essas características, você aumentará seu preparo para conquistar o sucesso no que quer que esteja empreendendo. Mas lembre-se sempre de que a vitória depende muito mais de nós mesmos do que dos outros ou de qualquer outro fator externo; afinal, se nós soubermos como pensar e agir, poderemos nos preparar para os eventos e controlá-los a nosso favor. Aí sim, seremos donos, não só do nosso trabalho, mas também do nosso destino.