14Qual a essência de uma boa estratégia de motivação para sua equipe de vendas? Ela vai além das palavras de incentivo, bônus financeiros e compensações. Mesmo que esses métodos ainda deem resultados, eles não são suficientes para explorar todo o potencial do time.

Motivar pessoas começa com a compreensão que você está lidando com seres humanos, não máquinas, e que a qualidade da rotina no trabalho influencia o desempenho e o resultados deles. Uma pesquisa realizada pela Right Management (consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira) com 28 mil profissionais de dez segmentos de atuação e em 15 países concluiu que empresas que não motivam seus funcionários dificilmente alcançam o seu potencial máximo.

E depois que você finalmente conseguiu reunir uma equipe forte, deve explorar todo o seu talento. As melhores estratégias de motivação focam no fator humano e se sustentam por meio de três importantes pilares: liderança, capacitação e estrutura, e reconhecimento.

Estimular o papel do líder na equipe de vendas
Seu time precisa de um gestor que organize seus integrantes em torno de um objetivo comum. Mas mais que um chefe, essa pessoa deve ser um líder. “Os colaboradores adoram ter um líder que ganha o respeito pelos valores que ensina e pratica”, afirma Marcelo Ortega, especialista em vendas, em um texto para a revista Exame. “Para inspirar as pessoas, é preciso ser um modelo, um exemplo, e agir junto. Nada motiva mais uma equipe do que ver seu chefe trabalhando com ela”.

O líder tem um papel estratégico dentro do time:

– Avaliar falhas e acertos e passar um feedback construtivo para cada colaborador;

– Designar tarefas de acordo com os pontos fortes de cada membro da equipe e ajudar a desenvolver os pontos fracos;

– Transmitir sua experiência e conhecimento;

– Escutar as necessidades e opiniões dos colaboradores e fazer mudanças que as levem em consideração.

Dentro de uma equipe, o líder não pode estar deslocado de todo o trabalho necessário para alcançar os objetivos. Ele deve participar e estimular o espírito de grupo: se todos tiverem que fazer hora extra, por exemplo, ele precisa entender por que isso aconteceu e participar junto com eles.

Ao mesmo tempo que sua equipe cresce e amadurece, esse espírito de liderança deve ser estimulado em todos, ou seja, todos precisam ter aquela sensação de que cada um é responsável pelo time, por seus resultados e também por suas recompensas.

Investir na capacitação e estrutura aumenta a motivação
Não adianta estabelecer metas agressivas e não construir um caminho para que sua equipe chegue lá. E esse caminho é formado por capacitação e estrutura.

Claro que você contrata o colaborador conhecendo sua formação e habilidades, mas não significa que sua empresa deve se contentar apenas com isso. Ela precisa criar um ambiente para que cada membro da equipe de vendas possa se desenvolver, seja com cursos e workshops dentro da própria companhia, seja financiando parte da educação complementar em instituições de ensino.

A estrutura do seu departamento de vendas também tem de estar atualizada com o que há de melhor — dentro das possibilidades da sua empresa. Os colaboradores devem ter acesso a softwares atualizados, computadores rápidos, materiais impressos de qualidade e qualquer outro elemento importante que eles precisem para realizar suas tarefas.

Reconhecer o trabalho da equipe de vendas
O reconhecimento é parte importante de uma boa estratégia para motivar seu time. Mesmo que as metas sejam o objetivo final, a empresa precisa saber reconhecer também o esforço que seus colaboradores fizeram caso elas não sejam alcançadas.

A forma mais tradicional de reconhecimento é dar bônus ou prêmios por metas batidas. Apesar de eficiente, muitas vezes esse método pode acabar gerando insatisfação — a partir do momento que esquece de estabelecer metas atingíveis ou se torna tão competitivo que cria inimizades entre os funcionários — e nem sempre reconhece o valor daqueles colaboradores que não alcançam suas metas, mesmo tendo se esforçado para isso. As melhores campanhas de incentivo são aquelas que são justas e reconhecem o esforço da equipe como um todo.

Claro que a empresa pode decidir oferecer prêmios para destaques dentro do time como um complemento, mas, mais importante que isso, o reconhecimento público dentro da companhia dos feitos do colaborador e da equipe trazem grandes resultados. Isso porque, dessa forma, eles sentem que fazem parte da empresa, que são peças essenciais no time, que seus esforços vão além do próprio departamento e que seus líderes estão de olho em suas atividades e respeitam seu trabalho.

Esses três pilares devem guiar suas estratégias para motivar seu time de vendas. Durante esse processo, lembre-se de que é preciso sempre avaliar erros e acertos do time para ajustar o plano que foi criado para bater as metas estipuladas.