A população brasileira está aos poucos se aproximando de um novo patamar demográfico: sua população está envelhecendo e, até 2050, as pessoas com mais de 60 anos representarão 49% da população economicamente ativa do Brasil, segundo o IBGE. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, esse grupo injeta mensalmente, R$ 28,5 bilhões na economia.

Empresas devem ficar de olho em como oferecer seus produtos, serviços e um atendimento compatível com essa população. E o perfil do idoso brasileiro é bastante diverso, que vai desde a visão clássica daqueles que jogam xadrez ou tricotam em casa, até uma nova geração que viaja regularmente, frequenta academias e gasta bastante com saúde e estética.

Portanto negócios relacionados a saúde, qualidade de vida, turismo e lazer têm uma grande oportunidade de conquistar essa faixa etária da população. O que não significa que empresas de outros setores não podem aproveitar essa mudança demográfica. “O idoso é um cliente que quer ser encantado por algum diferencial”, afirma Sidney Porto, presidente do Conselho de Administração na Gerencial Brasil, agência em soluções de execução de vendas. Então, explore o que sua empresa oferece de melhor e não deixe de aproveitar a chance de vender mais.

Segundo Porto, por possuir reserva de recursos, esse público consome produtos com maior valor agregado. Ele também é mais confiável na hora de pagar contas, pois priorizam suas responsabilidades financeiras, e é mais fiel às marcas do que os jovens, o que mostra a importância que dá a um bom relacionamento.

Especialistas em negócios e tendências apontam alguns pilares que irão guiar empresas na hora de se adaptar para atender essa nova melhor idade. Confira:

1-Informar e educar
Esse público não tem medo de perguntar e quer informação sobre o que estão comprando: funcionamento, garantias, problemas recorrentes e qualquer outra dúvida. Os funcionários de uma empresa precisam estar preparados para responder a essas perguntas com detalhes e paciência.

2-Estrutura acessível
Se sua empresa tem uma unidade física que é visitada com frequência por esse público — por mais que eles ainda estejam com um bom físico —, é bom pensar em formas de torná-la mais acessível, seja colocando rampas, elevadores ou melhorando a experiência de consumo desses clientes — produtos ao alcance, vendedores disponíveis para atender e outras facilidades.

3-Design e beleza
Esse público quer conforto, mas também está de olho na estética. Nada de criar produtos funcionais, mas sem apelo no design. Assim como para os jovens, o consumo também tem um elemento de status para a melhor idade e, portanto, todos os artigos também precisam agradar os olhos de quem compra.

O público mais velho, assim como qualquer outro, está em constante mudança e vem se adaptando a novas tecnologias e tendências. Essa nova geração de idosos ainda mais conectada e mais digital, já que amadureceram tendo contato com inovações constantes.

Uma empresa realmente preparada para atendê-la está de olho nessa transformação e acompanha os estudos mais recentes, além de realizar pesquisas de satisfação e opinião com seus próprios clientes.

Estar preparado para atender essa fatia da população é um dos segredos para fazer cada vez mais e melhores negócios. Aproveite nossas dicas e boas vendas!