É muito mais vantajoso apostar na carteira de clientes que sua empresa já possui. Os consumidores antigos já são conhecidos e isso permite a construção de uma relação duradoura com eles, e o investimento é menor, o que também ajuda a evitar problemas no fluxo de caixa.

Veja como seu negócio pode se beneficiar essa estratégia. Acompanhe! 

A importância dos clientes de base

“Pesquisas mostram que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais que manter
 um cliente atual.”

É nesse cenário que aparece a importância das estratégias de fidelização. Essa é a melhor maneira de a empresa se diferenciarganhar vantagem competitiva perante os concorrentes e manter os clientes satisfeitos.

Aposte no atendimento

Esse é o recurso principal para a melhoria da carteira e fidelização dos clientes. Oferecer um bom atendimento é básico. Para se destacar é preciso ofertar uma experiência de compras única.

O objetivo é agregar valor ao produto ou serviço que está sendo vendido. A consequência é a satisfação do consumidor, que volta a comprar, e indica a sua marca para outras pessoas. Ou seja, investindo nos clientes da base também consegue captar novos a longo prazo.

Foque na retenção de clientes

As técnicas de identificação e engajamento dos clientes são aplicadas há muitos anos e começaram pelos pequenos comerciantes, que conheciam seus clientes e sabiam informações relevantes, como preferências de consumo, datas de aniversário etc. Essa pratica tornavam os clientes em consumidores fiéis.

Isso ainda continua no mundo digital, a diferença é que se tornou ainda mais relevante conseguir informações a respeito do público. As ferramentas de marketing ajudam nesse processo e o deixam mais eficaz. É possível conhecer os hábitos dos consumidores, segmentá-los por interesses e tratá-los de forma personalizada.

Vantagens:

Menos custos e mais receita

Ao ofertar produtos e serviços que realmente atendem as demandas e necessidades dos seus consumidores, o seu custo diminui pois, os recursos são alocados conforme as busca gerando rotatividade de estoque.

Fortalecimento das relações com a carteira de clientes

relacionamento com os consumidores torna-se mais próximo ao apostar nos clientes da base. Essa atitude faz com que eles estejam diretamente envolvidos com a empresa e se tornem uma fonte de renda constante.26