Muitos especialistas afirmam que o processo de venda começa muito antes do primeiro contato de seu potencial cliente com o setor comercial. Por esta razão, é importante que todos os funcionários da sua equipe tenham pensamentos, atitudes e foco voltados para a satisfação do cliente. Consequentemente, seu negócio irá vender mais.

É difícil apontar em definitivo as características de um bom vendedor. Mas, por natureza, todo vendedor é um homem de negócios. Não basta apenas conhecer os processos e técnicas de venda, o mercado, empresa, concorrentes e produtos. É preciso ser mais. Cada cliente tem necessidades e anseios específicos, portanto é preciso criatividade e flexibilidade para atendê-lo e conquistar sua fidelidade. Desta forma, é preciso incentivar que seus funcionários pensem “fora da caixa”. Se não é possível resolver o problema do cliente seguindo os procedimentos formais da empresa, que outras formas eles devem buscar para encontrar a solução?

Incentivar seus funcionários a pensarem na venda e no pós-venda, é essencial. Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive. Desta forma, oferecer um excelente serviço e manter o cliente feliz deve ser responsabilidade de todos e não apenas daqueles que estão na “linha de frente” do atendimento.

 

Fidelize o cliente

Muitos ficam procurando receitas infalíveis para vender mais. Quer saber o jeito mais inteligente de aumentar suas vendas? Fidelizar o cliente!

Muitas empresas, depois de assinado o contrato ou entregue o produto, simplesmente se esquecem do cliente. Este tipo de comportamento é ainda mais perigoso quando seu negócio depende de clientes recorrentes.

A melhor dica para fidelizar seu público é passar para a prospecção de um cliente em potencial somente após sua empresa completar com qualidade o atendimento (venda e pós-venda) de um cliente. É justamente a qualidade do atendimento prestado por todas as áreas da sua empresa que vai possibilitar a venda para novos clientes.

 

Equipe unida vende mais

Una as pessoas em torno do seu objetivo. Uma equipe que se ajuda no momento de resolver o problema do cliente sempre vende mais. Ter uma equipe comercialmente forte significa, acima de tudo, unidade entre os funcionários. Todos podem ajudar e ensinar um ao outro. Quando um integrante da equipe apoia o outro, todo o time cresce e fica mais forte para superar as adversidades.

 

Transforme seus funcionários em especialistas

Não é porque cada membro da equipe tem uma função definida que ele não pode se tornar um especialista no mercado em que sua empresa atua. Compartilhar conhecimento e educar seus funcionários é um dos primeiros passos para fortalecer a área de atendimento ao cliente.

Mesmo que o funcionário não saiba tirar a dúvida do seu cliente, ele saberá indicar quem pode saná-la. Um cliente satisfeito com a resolução do seu problema é propaganda gratuita e certeira para conquistar novos clientes.

 

O poder da escuta

Você já pensou que muitas vezes a mudança que queremos ver começa de dentro? É preciso criar mecanismos para receber o feedbackde clientes e funcionários. Eles são as pessoas que estão envolvidas nas rotinas do seu negócio, portanto, vale a pena parar para escutar suas impressões. Se você não ouve o que seus funcionários têm a dizer … como pode esperar que eles estarão dispostos a ouvir o seu cliente? Pense nisso.

 

Crie uma cultura organizacional

Promova atitudes e valores otimistas no ambiente de trabalho. Pessoas felizes atraem mais clientes e buscam resolver os problemas com soluções simples. Valorize sempre a competência e incentive a criatividade dos seus profissionais. Ao valorizar estes comportamentos e atitudes, você cria uma cultura da empresa em que todos estarão orientados a como agir para se destacar no ambiente profissional.

 

Elimine a desonestidade

Um cliente enganado pode nunca mais voltar a procurar os serviços da sua empresa. Além disso, ele pode ser uma influência negativa na escolha de clientes em potencial que estavam sondando seu negócio. Por esta razão, você deve eliminar do seu quadro qualquer funcionário que ludibriar seus clientes. Corte o mal pela raiz pois estas situações mancham o nome da sua empresa e, na maioria das vezes, é quase impossível de recuperar a confiança perdida.

Empatia para aumentar as vendas

Quando você faz uma pesquisa para a compra de um produto, o que você considera mais importante: suas características ou benefícios ofertados? É certo que um dos motivos mais fortes para a compra de um produto ou serviço é a busca de soluções para nossos problemas ou satisfação dos nossos desejos. Portanto, incentive seus funcionários a demonstrar benefícios ao invés de descrever características do produto ou serviço. A empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro, pode ajudar muito neste processo. Afinal, se seu funcionário consegue se ver na situação do cliente, não é lógico que ele apontaria ou buscaria a solução mais conveniente para o problema? Por isto, valorize esta atitude entre seu pessoal. Se colocar no lugar do cliente é o primeiro passo para conquistá-lo.

Não é fácil fazer de todo funcionário da sua empresa um vendedor. Requer investimento, paciência e mudanças na gestão. Os resultados, no entanto, valerão a pena quando você verificar um crescimento inesperado nas vendas de NOVOS produtos para os MESMOS clientes.