Mesmo que muitas pessoas tenham aproveitado as promoções da Black Friday para antecipar algumas compras de Natal, ainda há muitos presentes a serem comprados até o dia 25 de dezembro, a data mais importante do comércio brasileiro.
Uma pesquisa do SPC, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), calcula um faturamento de 51,2 bilhões de reais no período que abrange as compras de Natal. Ainda de acordo com o levantamento, 40% dos consumidores pretendem comprar os presentes no comércio eletrônico, enquanto 37% vão aos shopping centers fazer as compras..
Agora, é preciso correr para deixar suas lojas prontas para vender. Não perca mais tempo e confira algumas dicas para garantir boas vendas na data mais importante do varejo.
Estratégias para atrair clientes
Você pode chamar a atenção dos consumidores sem oferecer tantos descontos. Na época do Natal, as pessoas estão dispostas a gastar um pouco a mais, principalmente depois que o 13º salário cair.
Para queimar os estoques, faça kits que misturem produtos com bastante saída com os que estão parados há tempos e venda-os por um preço mais atrativo.
Divulgação online
Por conta do custo-benefício, e-mail marketing e conteúdos nas redes sociais não podem faltar nessa hora.
Embora seja um pouco mais caro, investir em mídia paga, como Google AdWords, traz bastante retorno para a sua loja virtual. Aqui, o importante é estar presente nos mais diversos meios online para lembrar que a sua loja tem ótimos produtos e serviços.
Estoque em dia
Não existe nada pior do que isso: o cliente chega até a sua loja virtual, decide comprar um produto e, na hora H, ele está em falta. Para evitar esse tipo de problema, vale a pena analisar o histórico dos últimos anos para saber quais são os produtos que têm maior saída durante o Natal.
Assim você consegue ser mais preciso na hora de comprar a quantidade certa de mercadorias dos seus fornecedores. Falando em seus parceiros, já negocie a capacidade e os prazos que eles conseguem fazer, caso necessário, um reabastecimento.
Entrega rápida
Ninguém quer chegar à ceia de Natal sem presentes. Para isso, as lojas virtuais precisam ser rápidas nas entregas. Nesse sentido, vale a pena firmar parcerias com pequenas transportadoras e, dependendo do tamanho dos produtos, contratar os serviços de motoboys para as entregas mais próximas. Investir em um carro próprio e permitir que os clientes peguem os produtos em algum endereço físico são alternativas interessantes para garantir a entrega rápida.
É fundamental deixar o prazo de entrega bem claro aos visitantes da sua loja virtual. Para conseguir vender para os mais atrasados, deixe uma mensagem em seu site falando que a sua loja consegue entregar até a hora do almoço do dia 24 de dezembro para quem é de determinada região, por exemplo.
Atendimento 2.0
Um dos segredos para vender bem é realizar um bom atendimento, principalmente em um cenário de muita concorrência. O bom atendimento inclui, entre outras coisas, responder rapidamente as dúvidas dos clientes e apontar os melhores benefícios dos produtos.
Quem possui loja virtual, pode manter um chat online no horário do expediente para ajudar usuários a tirar eventuais dúvidas. Não é só isso. É preciso ficar atento, também, às mensagens que chegam pelas redes sociais e respondê-las o mais rápido possível. Lembre-se:atrasar no atendimento pode significar a ida de um cliente para a loja concorrente.
Aliás, você pode, antecipar as dúvidas dos seus clientes criando diversos conteúdos, em blog ou em vídeo, explicando funcionalidades e benefícios dos produtos.
Clima de Natal
A loja precisa entrar no clima de Natal. Quando o cliente entra em uma loja enfeitada, ele se sente mais confortável para realizar uma compra.
Se você possui um comércio físico, aposte em luzinhas, enfeites e até em músicas natalinas. Nas lojas virtuais, insira ícones que remetem os usuários ao Natal. Que tal colocar um gorro do Papai Noel no logo da sua loja? Gere empatia!
Formas de pagamentos
Seja parcelado ou à vista, o cartão de crédito é a forma de pagamento preferida de 74% dos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa da Deloitte. Para se ter ideia, o Banco Central do Brasil (BC) calcula que, em 2016, foram realizados 5,9 bilhões de operações com cartões de crédito.
Se você possui uma loja física e não quer perder nenhuma venda, conheça as soluções presenciais do PagSeguro e adquira a maquininha mais compatível com o seu negócio. Com ela você aceita as principais bandeiras de cartões e vende no débito, crédito e refeição. E ainda você não paga aluguel e nem taxa de adesão.
O PagSeguro também é a solução para quem vende online. Se você possui uma loja virtual, por exemplo, basta integrar o sistema de pagamento na sua loja para começar a aceitar mais de 25 meios de pagamento. Também é possível parcelar as vendas em até 12 vezes e receber o valor de uma só vez.
Aliás, mesmo para quem não tem uma loja virtual, o PagSeguro é a solução. Se você divulga e vende produtos pelas redes sociais e pelo WhatsApp, precisa conhecer o Link de Pagamento. Pelo site ou pelo aplicativo PagSeguro Vendas, você insere a descrição do produto (ou serviço) e seu valor, depois gera um link de pagamento. Aí, basta compartilhá-lo com seus clientes pelas redes sociais ou WhatsApp e pronto! Automaticamente, eles têm acesso à plataforma PagSeguro para efetuar o pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário.
Boas vendas!
Colocando em prática estas dicas, você tem tudo para alavancar suas vendas de fim de ano.