automação comercial veio para ficar. O que antes era um luxo disponível apenas para os grandes nomes do mercado, hoje se tornou uma ferramenta indispensável para se obter bons lucros e alcançar o sucesso empresarial.

Você não precisa mais ser um expert em informática para se beneficiar das vantagens da automação comercial. Basta estar atento ao mercado e escolher um bom sistema de automação comercial (os chamados ERPs) para levar sua empresa para um outro nível de produtividade e excelência.

Pensando nisso selecionamos 4 tópicos para você entender definitivamente o que é a automação comercial e como ela está mudando para melhor o mundo dos negócios. Vamos lá!

1 – Afinal, o que é automação comercial?

 

automação comercial é a utilização de ferramentas digitais para a melhoria da gestão de uma empresa. O que antes era administrado manualmente, dentro de um ambiente de extremo risco de erros e incertezas, agora se tornou mais eficiente, confortável e exato. Antes da chegada dos sistemas de automação comercial, os ERPs, a prática da gerência empresarial era pontuada de atrasos e problemas de interpretação correta dos dados empresariais.

automação comercial foi pensada para resolver os problemas de sua empresa com a ajuda da tecnologia, buscando um ambiente empresarial mais lucrativo e dinâmico.

 

2 – Como funciona a automação comercial?

 

Há muitos modelos disponíveis no mercado, indo dos softwares de instalação tradicional, até o modelo ERP, este mais dinâmico, conectado em nuvem e mais seguro. No caso do ERP, o cliente paga pelo modelo que melhor lhe convém, sem a necessidade de atualizações constantes e sem ter que instalar programas complicados. Todo o software ERP encontra-se em nuvem, conectado a servidores seguros e totalmente integrado.

Neste modelo é possível unificar diversas funcionalidades, tanto internas (estoques, contas a pagar, fornecedores) quanto externas (pontos de venda, leitores de preço, controle de atendimento aos clientes).

 

3 – Quais processos são otimizados pela automação comercial?

 

Integrar é a palavra de ordem da automação comercial. Sua empresa abandona o estilo desorganizado e lento e passa a operar de modo dinâmico. Num ERP é possível controlar a gestão
de um negócio em duas frentes dinâmicas:

 

  • Assuntos pré-venda: tudo o que está nos bastidores de sua empresa. Estoques, cadastro de fornecedores, contas a pagar, fluxo de caixa, controle de folhas de ponto, funcionários, compras, cadastro de produtos e serviços. Esta é a “cozinha” de sua empresa, a parte que não está diretamente disponível aos olhos do cliente, e quando bem gerida representa mais lucratividade e menos dores de cabeça. Cuidando de modo automatizado da parte interna é possível compreender melhor como cada margem de lucro se comporta, criando estoques mais dinâmicos e evitando encalhes e compras desnecessárias. Isso mantém sua empresa enxuta e mais fluída.

 

  • Assuntos pós-venda: tudo o que está ao olho do cliente. Controle de caixa, pontos de vendas, ordens de serviço, pedidos de compras, cadastro de clientes, promoções, descontos e acompanhamento de pós-venda. Neste setor o ERP é responsável pela gestão completa de seus clientes, visando manter seus consumidores fidelizados, evitando problemas durante e depois da venda e garantindo negociações mais assertivas e lucrativas.

 

 

4 – Quais as vantagens imediatas de um sistema de automação comercial?

Com um bom software de gestão você perceberá rapidamente os seguintes benefícios:

  • Economia de tempo
  • Informações mais precisas e seguras
  • Encontre falhas através do software
  • Melhoria na gestão de pessoas
  • Benefícios ao controle financeiro
  • Mobilidade: Gerenciamento de qualquer lugar do mundo
  • Facilidade no controle de estoque