É sempre bom receber uma dose de inspiração ou aprender novas lições, não acha? E, muitas vezes, nós conseguimos isso assistindo a filmes! São tantas histórias de incentivo que decidimos trazer para você o nosso “top filmes” que todo empreendedor deveria assistir.

Pegamos uma tarde ensolarada e fizemos uma reunião com nosso time. A ideia desse brainstorming era levantar títulos de filmes que nós já assistimos e que podem inspirar empreendedores como você que está lendo esse texto agora.

Em menos de 10 minutos, essa lista foi concluída. Uma pessoa do RH sugeriu um, outro membro do time financeiro indicou outro, o pessoal do atendimento veio cheio de energia sugerindo mais títulos e fechamos a lista com essas sugestões.

Cada filme tem uma lição. Cada título pode te ajudar a ter o insight que falta para seu negócio ou fazer com que você veja o rumo da sua empresa de um jeito diferente.

15 FILMES QUE TODO EMPREENDEDOR DEVERIA ASSISTIR

Estoure a pipoca e bom filme!

1. WALT ANTES DO MICKEY

A Disney encanta adultos e crianças. Mas, até chegar nesse mundo de perfeição, Walt Disney teve um longo caminho pela frente.

Nesse filme, você vai conhecer a história do homem que criou esse mundo de fantasia. A trajetória é cheia de altos e baixos, como a vida de muito empreendedor por aí! Mas a mensagem que fica é que com muita dedicação e esforço, você pode, sim, trabalhar com aquilo que ama!

2. À PROCURA DA FELICIDADE

Esse filme dá um tapa na cara de muita que reclama da vida. É uma história de superação e de alguém que não desiste até conseguir um futuro melhor.

O filme conta a história de Chris, um pai desempregado e despejado, que precisa sustentar o filho de 5 anos. Morando em abrigos e até dormindo em banheiros públicos, esse homem usa as habilidade de vendedor que possui para pleitear um novo emprego.

Será uma dose de estímulo para você nos seus negócios.

3. O LOBO DE WALL STREET

Tudo bem que nosso protagonista não é nenhum mocinho e sua postura não é nem de longe um exemplo a ser seguido.

Porém, a história baseada em fatos reais de Jordan Belfort mostra que as armas da persuasão podem fazer você ir longe. No caso de Belfort, ele foi parar longe mesmo, na prisão: por isso, é bom também aprender com os erros dos outros.

Você vai perceber que esse cara chegou longe sendo um bom vendedor (observe com atenção a cena da caneta) e compreenda a importância de conhecer bem seu produto e o mercado no qual você atua.

4. FOME DE PODER

Polêmico! Esse filme conta a história de ascensão da rede de lanches McDonalds. Sim, é mais um filme em que o protagonista não é nenhum santinho (muito pelo contrário) e tem uma postura repudiável.

Mas a lição de que persistir nos seus objetivos para ter sucesso fica bem clara. Mas não é apenas persistir por persistir. Tem que ter dedicação e se entregar para valer no negócio.

Você vai se impressionar com a revolução que Ray Kroc fez na maneira de preparar e vender hambúrgueres.

5. UM SONHO POSSÍVEL

Além de ser totalmente emocionante, esse filme, baseado em fatos reais, vai revigorar seu ânimo. Michael Oher é um jovem negro que vive na periferia. A mãe passa por problemas sérios com drogas e o filho acaba ficando de lado. Ele tinha tudo para ir para um mau caminho. Porém, o esporte (e uma madrinha que foi anjo) trouxe uma vida nova para o rapaz.

Toda a trajetória de superação, de persistência e de saber que treinar é preciso vai te deixar de boca aberta! Tanto que, hoje, Oher é um jogador da NFL, a liga de futebol americano que é um sucesso nos Estados Unidos — e que vem conquistando o mundo.

6. O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Mais uma história baseada em fatos reais para você ver como outras pessoas lidaram com pouco orçamento nos negócios… E que mesmo assim não desistiram, não deixaram de acreditar!

O filme conta a jornada de Billy Beanee e seu trabalho no time de beisebol Oakland Athletics. Após perder jogadores importantes na equipe, o time precisa se reestruturar com pouca grana.

E eles conseguem isso por meio de análises estatísticas: mesmo com custos reduzidos, como eles poderiam aumentar o desempenho da equipe? Descubra assistindo ao filme!

Uma mensagem fica clara no filme: trabalhe em equipe e analise seus resultados. É uma boa aula de empreendedorismo!

7. COCO, ANTES DE CHANEL

Sem dúvidas, esse filme é um exemplo de empreendedorismo feminino e também de #girlpower. Você vai conhecer a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda.

Diferente das mulheres do seu tempo, Gabrielle passou a se vestir com roupas de homens, deixando de lado todos aqueles adereços espalhafatosos que as mulheres vestiam.

Isso obviamente chamou a atenção. Com pedidos de encomendas, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e, assim, começou a montar seu império da moda.

A lição que você vai carregar nesse filme é, mais um vez, acreditar e persistir! Você também vai ver a importância de estar à frente do seu tempo, não querer seguir padrões e principalmente ter coragem para se impor com seu produto.

8. O DIABO VESTE PRADA

Mas hoje estamos trazendo alguns modelos de protagonistas pesados, não acha? A história da carrasca Miranda Priestly, chefe da revista de moda Runaway, é um verdadeiro glamour!

Nós não acreditamos que esse estilo de liderança seja suportado por muito tempo pelos colaboradores, já que a personagem é ofensiva e faz com que os funcionários tenham medo dela.

Entretanto, se você analisar o filme com cuidado, vai perceber que tem muita lição sobre o universo do empreendedorismo para tirar.

Foco no resultado é uma delas. No final do dia em qualquer empresa, é isso que vai importar: entregar os resultados. Tudo bem que Miranda é um exemplo de grosseria e agressividade que deve ser evitado, mas a equipe dela funciona e entrega resultados.

Você não precisa ser um líder assim para que o seu time funcione, mas precisa ter bem claro na sua mente que entregar resultados é fundamental.

A superação também fica evidente no filme, já que Andy, a assistente de Miranda que é feita de gato e sapato no filme, consegue fazer coisas que pareciam impossíveis se tornarem realidade. Basta querer, basta correr atrás e ser pró-ativo!

9. UM SENHOR ESTAGIÁRIO

Esse filme é uma lição de carreira! Ben Whitaker é um senhor de 70 anos, aposentado, que inicia um projeto como estagiário de uma grande empresa.

A presidente da empresa, Jules Ostin, é uma workaholic assumida que começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos ensinamentos que esse estagiário começou a passar para ela.

Ouvir os mais experientes faz toda diferença e acredito que seja isso que você vai levar como lição ao assistir a esse filme. Ter um mentor não só nos negócios, mas também na sua vida, vai te ajudar a deslanchar ainda mais na sua empresa.

10. A TEORIA DE TUDO

Mais um filme baseado em fatos reais que conta a história de Stephen Hawking e mostra como o astrofísico fez descobertas relevantes no mundo científico.

Como lições que você pode aprender com o filme, vale observar que nem sempre você terá a resposta para tudo (e que tá tudo bem!). Você nunca deve deixar de expressar a sua voz e de compartilhar seu conhecimento.

Mesmo com a doença, Hawking criou uma maneira de se comunicar e verbalizar seu conhecimento. A superação é a chave de tudo!

11. PODER ALÉM DA VIDA

Essa é a história de Dan Millman, um jovem ginasta que sonha em ir para as Olimpíadas. Após uma lesão, o atleta descobre que tem muito a aprender e também crescer.

Ou você pode ver essa história como mais uma produção de Hollywood ou pode compreender lições de vida para começar a construir algo diferente e melhor para você!

Fazer o que você gosta, tornar-se o que você acredita e não ficar querendo resolver problemas com soluções externas são alguns dos insights que você vai fisgar.

12. A GRANDE APOSTA

Este filme conta a história de quatro investidores e como eles fizeram sua fortuna no mercado imobiliário no Estados Unidos. Você vai perceber a importância de se antecipar com seus produtos e serviços para ter sucesso.

O filme foi indicado ao Oscar e conta com um elenco de peso! Esse é mais um dos filmes que todo empreendedor deveria assistir.

13. O JOGO DA IMITAÇÃO

Esse filme conta a história do matemático Alan Turin. A trama se passa durante um episódio da Segunda Guerra Mundial, no qual o matemático precisa ajudar o governo a decifrar o famoso código alemão Enigma.

Você vai aprender lições de liderança assistindo a esse filme, já que vai ver que Turin tinha muita dificuldade em lidar com as pessoas. Porém, isso não foi um empecilho para que o objetivo final, de decifrar códigos, fosse resolvido.

14. ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Este filme é baseado no livro Hidden Figures e conta a história de três mulheres negras que trabalhavam na NASA na década de 60.

Nesse período, os Estados Unidos estavam na corrida espacial contra a União Soviética e essas mulheres, que se dedicavam no centro específico de matemática, se esforçaram ao máximo para ajudar o país.

É uma lição sobre quebra de barreiras, do empoderamento feminino e principalmente contra o preconceito racial. Sem dúvidas, um dos filmes que todo empreendedor deveria assistir é esse aqui.

15. JOY: O NOME DO SUCESSO

Ela inventou um esfregão no momento que as pessoas mais precisavam de um item assim para facilitar a limpeza de casa. É o que todo empreendedor busca: facilitar a vida das pessoas com soluções simples, aquelas que logo vem na mente: por que eu não pensei nisso antes? O empreendedor pensou!

É uma lição para motivar quem está começando um negócio do zero e não tem apoio nem mesmo dos familiares… Mas que insiste mesmo assim na sua ideia.

E aí, gostou da lista de filmes que todo empreendedor deveria assistir que selecionamos? Deixe nos comentários as suas sugestões de filmes sobre empreendedorismo!