As fraudes no cartão de crédito são preocupações que todos os usuários desse meio de pagamento têm, principalmente se a compra for realizada pela internet. De acordo com pesquisa, a cada cinco segundos há uma tentativa de fraude no e-commerce brasileiro.

Outra pesquisa, esta da Global Consumer Card Fraud 2016, mostra que 49% dos brasileiros relataram que sofreram com esse problema nos últimos cinco anos. Entre as ações mais comuns, destacam-se clonagem de cartões e falsas ligações telefônicas supostamente das administradoras de cartões.

Além das fraudes no cartão de crédito dos consumidores, há farsas no meio empresarial. Portanto, os empresários devem estar atentos para identificar ações suspeitas e prejudiciais ao negócio.

Você é um lojista? Então, continue a leitura deste artigo e veja 4 fraudes no cartão de crédito que você deve se preocupar!

1. Maquininha de POS fake

Uma das formas de fraudes no cartão de crédito que está se tornando mais usual é a utilização da maquininha de POS fake. Essa fraude ocorre quando o trapaceiro chega até a empresa se passando por um agente de operadora de cartão.

A pessoa informa que sua máquina deverá ser trocada e é nesse momento que a fraude ocorre. Ao realizar a troca da máquina, todos os pagamentos serão destinados para o golpista, e não para a sua conta.

 

 

2. Chargeback

O chargeback é a situação caracterizada pela contestação de venda pelo portador do cartão. Pode-se dizer que essa é uma alternativa utilizada como forma de proteção do consumidor, na qual ele pode solicitar a devolução dos valores.

Quando um cartão de crédito é utilizado em uma compra fraudulenta, o chargeback pode ocorrer. O comprador entrará em contato com sua administradora e afirmará que não foi ele quem efetuou a compra.

O principal problema do cancelamento é que o lojista só terá conhecimento até 12 meses após a realização da compra, por meio de um documento emitido pela administradora.

Como a comunicação do chargeback demora de dois a três meses para ser efetuado, podemos afirmar que o lojista já recebeu o crédito. Sendo assim, os valores serão descontados nos créditos futuros.

3. Clonagem de cartões

A clonagem de cartões é a maneira mais comum de realizar fraudes no cartão de crédito. Hoje, esse método se tornou um dos mais populares, existindo mais de uma forma de clonar cartões.

A maneira mais utilizada se dá por meio do “chupa-cabra” (ou skimmers). Para realizar essa trapaça, é preciso instalar uma ferramenta nos leitores de cartões dos caixas eletrônicos. Assim, os dados dos cartões serão clonados e posteriormente utilizados pelos golpistas.

4. Autofraude

A autofraude ocorre quando o próprio titular do cartão de crédito age de má-fé. Ele realiza a compra e, depois, alega que não efetuou o procedimento, solicitando o estorno dos valores cobrados.

Felizmente, as administradoras de cartões conseguem monitorar quando esse tipo de prática se torna um hábito, diminuindo a sua incidência.

Similar à autofraude, existe a fraude amiga, que ocorre quando uma pessoa empresta seu cartão para um parente ou um amigo próximo, que tem acesso a todas as informações. Muitas vezes, o titular não reconhece a compra e, assim, solicita o cancelamento. Entretanto, muitos se lembram do fato, após o lojista entrar em contato.

Independentemente dos tipos de fraudes no cartão de crédito, apostar na conciliação de cartão é uma saída para esse tipo de problema. Já existem empresas no mercado que são capazes de conferir se o lojista está recebendo o valor correto da compra, dentro das características do seu contrato. Se o valor não for o mesmo recebido, é indicativo de algum problema. Vale a pena conhecer, não é mesmo?