O Sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)possibilita a transferência eletrônica para o posto de combustível. Dessa maneira, a empresa recebe o dinheiro das vendas realizadas pelo cartão de crédito, débito e benefícios com agilidade e evita ao máximo a inadimplência, o que contribui bastante para manter a saúde financeira do negócio.

Mas de que forma funciona o TEF? O software é instalado nos computadores do posto e coleta todas as transações feitas nos PINPADS (as máquinas de cartão). Por meio da conexão à internet, a ferramenta promove a comunicação entre a empresa do cartão e a conta bancária do empreendimento.

Se você está interessado em saber mais sobre esse recurso, a dica é ficar atento às vantagens que esse software proporciona para o seu negócio. Confira!

Conheça os benefícios do sistema TEF

Em alguns estados brasileiros, os postos de combustível são obrigados a utilizar esse software com o intuito de combater a sonegação fiscal. Além de proporcionar mais transparência às movimentações financeiras, a ferramenta se destaca por outros motivos. Acompanhe!

Rapidez nas vendas

Ter a garantia de que o dinheiro vai entrar na conta da empresa com bastante agilidade é um aspecto muito positivo para os empreendedores. Isso é possível porque a conexão à internet permite que os dados inseridos no TEF sejam enviados rapidamente para as instituições, responsáveis por autorizar as transações financeiras.

Para isso, é fundamental contar com uma conexão rápida e estável à rede mundial de computadores. Se houver instabilidade no funcionamento desse serviço, as movimentações serão afetadas, prejudicando o andamento das atividades e irritando os consumidores. Nenhum cliente quer perder tempo por causa de problemas no sistema de pagamento.

Segurança das informações

Ao optar pelo sistema TEF, o empresário pode contar com as conexões VPN (Rede Virtual Privada). Elas elevam o nível da segurança dos dados, porque as informações são criptografadas. Além disso, facilitam a identificação dos envolvidos no pagamento, o que torna mais dinâmico o trabalho das operadoras de cartão e dos postos de combustível.

À medida que uma empresa conta com recursos de segurança da informação sofisticados, mais condições tem de fazer uma gestão eficiente e de proporcionar conforto para os consumidores. Hoje, investir em ações para proteger os dados deixou de ser um luxo e se tornou uma obrigação.

Uma empresa, independentemente do segmento, deve ter um grande cuidado com a segurança da informação. Imagine o constrangimento de um cliente ao saber que o cartão de crédito foi clonado após uma compra no posto.

Mesmo não havendo má-fé do empresário, essa situação afeta negativamente a imagem do negócio.

Esse problema pode ser evitado, caso escolha um fornecedor do sistema TEF que tenha experiência, profissionais qualificados e boas recomendações. Preservar os dados dos clientes é uma medida inteligente para conquistá-los.

Mais opções de venda

O consumidor gosta de ter várias alternativas de compra. É muito comum as pessoas utilizarem o cartão de crédito, débito e até mesmo cartão de benefícios para pagarem as contas.

Alguns preferem ter mais de um cartão para quitar as despesas. Por isso, é interessante que o posto conte com um sistema capaz de fazer o pagamento dos serviços por várias bandeiras. Essa postura faz com que a empresa esteja atenta às necessidades do público. Perder clientes por não ter alternativas de pagamento é pedir para ser ultrapassado pela concorrência.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário facilitar a vida das pessoas e adotar um excelente padrão de atendimento. Um posto deve ter como prioridade aliar serviços eficientes com opções variadas de pagamento.

Gestão financeira de alto nível

Centralizar os pagamentos em um único sistema é uma alternativa para minimizar os erros na contabilidade das receitas. Sem dúvida, essa ação contribui para o posto fazer investimentos que estejam de acordo com a própria capacidade financeira.

Pense que um empreendimento está planejando contratar mais empregados com o aumento da demanda. Essa ação apenas será válida caso haja um controle eficiente do orçamento.

Em um cenário de instabilidade econômica, é fundamental ter a dimensão exata das receitas. Isso se torna viável por meio do sistema TEF, que controla os pagamentos feitos por meios eletrônicos, como os realizados com os cartões de crédito e de débito.

Quando uma empresa adota procedimentos que eliminam o risco de calote, é mais fácil ter um domínio maior sobre os recursos financeiros que entram no caixa. Isso contribui, também, para negociar com os fornecedores de maneira mais segura, aumentando as chances de conseguir descontos e de oferecer produtos e serviços por preços mais atraentes para os consumidores.

Economia

Tecnologia é sinônimo de agilidade e de modernidade para muitos. Porém, ela pode proporcionar algo que todas as empresas buscam: economia. No caso de um posto de combustível, esse comportamento não é diferente.

Um bom exemplo está no sistema TEF em que o pagamento das mensalidades para utilizar as máquinas de cartão não existe. Ou seja, o proprietário escapa da necessidade de quitar mais uma taxa mensalmente.

Essa ferramenta propicia ao posto ter a opção de escolher a operadora de cartão que oferece as melhores taxas do mercado. Dessa forma, não fica dependente de uma única instituição financeira para receber o pagamento pelos serviços prestados.

Um bom empreendedor sabe que é vital cortar gastos com inteligência, caso tenha como foco o crescimento de maneira sustentável.

Automação comercial

Uma das grandes vantagens do TEF é trabalhar integrado com a automação comercial. Esta é responsável por permitir o gerenciamento dos estoques, produtos e vendas realizadas por um posto, o que é essencial para a gestão ser mais bem organizada.

Um sistema de automação comercial propicia uma série de atividades, como:

  • verificar, em tempo real, as transações feitas pelo posto durante um dia;
  • ter o número de pessoas que compraram no local;
  • dimensionar os cartões que estão sendo mais usados pelos clientes;
  • contabilizar as taxas que estão sendo pagas para as empresas adquirentes (Cielo, GetNet, entre outras);
  • acompanhar o volume de vendas por período (dia, semana, mês e ano);
  • analisar os hábitos de consumo dos consumidores (ticket médio e periodicidade).

Com certeza, investir em tecnologia é um bom negócio. Para os que desejam conhecer mais detalhes sobre o Soluções TEF, uma excelente alternativa é seguir a nossa página no Facebook. Compartilhar conhecimento nunca é demais!